quinta-feira, 30 de setembro de 2010

QUEM É O SEU ESPELHO?


Quem não lembra a celebre frase dos contos infantis “Espelho, espelho meu existe alguém no mundo mais bonita do que eu?”.  A pergunta é feita por uma bruxa que de longe assusta, porém, se acha a mais linda princesa do mundo.
Mais o que há de relevante nisso? É apenas uma estória infantil!
Penso que é mais do que isso. Como toda estória, há lições escondidas nas entrelinhas.
O espelho faz parte da vida do homem, creio que apesar de tantas invenções e bugigangas tecnológicas, o velho espelho continua sendo um dos acessórios mais utilizados. Ele está presente nas academias, nos banheiros, nas lojas, nos armários, nas bolsas femininas...
Ah, o velho espelho! Como viver sem ele? Precisamos dele para ver como estamos. Ao olharmos para ele, lembramos de quem somos. Mas será que o espelho sempre diz a verdade?
O espelho mágico da bruxa respondia, que só havia uma pessoa no mundo mais bonita que ela: branca de neve. Será que isso era verdade, ou o espelho estava apenas tentando facilitar as coisas?
O espelho usado não era qualquer um, era, como disse a bruxa “o espelho meu”. Havia uma identificação entre a bruxa e o espelho, uma certa cumplicidade.

A bruxa revela o sentimento que há no coração de muitas pessoas: “ser o mais bonito, o mais inteligente, o mais paparicado, o mais aplaudido e o mais venerado!”.
Muitas pessoas vivem com medo da beleza e qualidade alheia. Não importa o que eu sou, eu tenho que ser mais do que todos.
Não basta ser bonito, se existe alguém mais bonito que eu, não me conformo.
A conversa com o espelho pode dentre outras coisas, revelar o nosso orgulho e desejo de sermos os únicos.

Está tudo em pedaços, toda coerência desapareceu;
Todo justo suprimento, e todas as relações:
Príncipe, Súdito, Pai, Filho, são hoje esquecidas,
Pois todo homem pensa que apenas ele tem de ser
Um Fênix, e que portanto não pode haver
Ninguém que seja igual a ele.
John Donne (poeta do século XVII)

O que o espelho representa? Em primeiro lugar, o espelho pode representar pessoas que nos cercam e que dizem o que queremos ouvir. Fazem isso por muitos motivos, inclusive por medo. Será que o tão eficiente espelho mágico, não tinha medo de ser quebrado? Dizer o que a bruxa queria garantia a sua “existência”. Ele se protegia com a mentira, alimentando o orgulho alheio.

Em segundo lugar, o “espelho que fala quem somos”, pode ser uma expressão de nossos pensamentos distorcidos, um sintoma patológico, sinal de esquizofrenia, um “ser” que só nós enxergamos. Nos tornamos um ser imaginário, e esse ser, fala coisas a nosso respeito que só nós conseguimos ouvir.  
Essa relação esquizofrênica é muito perigosa, como no Filme “A Janela Secreta”, onde o personagem, Um escritor bem sucedido de livros comerciais, Mort Rainey (Johnny Depp), se torno o seu próprio algoz, um homem pacato se torna em um assassino, assumindo uma dupla identidade.


Quantas pessoas estão vivendo uma fantasia, criando uma imagem irreal acerca de si mesmas?
Há uma outra lição da bruxa diante do espelho: quando ela pergunta se havia alguém mais bonito do que ela, demonstra uma preocupação: poderia existir alguém que a superasse?
Ao tomar conhecimento de que havia uma jovem mais bela do que ela fica furiosa e não tarda em agir para eliminá-la.
 Quantas pessoas vivem assim, se comparando com os outros e competindo para superar os que se sobressaem. A beleza de branca de neve se torna incômodo, uma ameaça para a bruxa que age rapidamente para eliminá-la.

A Palavra de Deus nos conta a história de um profeta chamado Isaias, ele teve uma experiência muito marcante, contemplou o verdadeiro e perfeito espelho: Deus (Isaias 6:1-6).
Tudo corria bem na vida de Isaias, não há nenhum relato de insatisfação pessoal tampouco com o seu povo, mas quando ele contempla a glória de Deus, enxerga verdadeiramente quem ele e o seu povo eram.
Quando nos aproximamos de Deus e buscamos sua presença, conseguimos enxergar de verdade a nossa verdadeira imagem. Isaias declara: “Ai de mim! Estou perdido!” Pois os meus lábios são impuros...”. A presença de Deus é o espelho que precisamos para enxergar quem nós realmente somos”.

Aquele que não habita em seus próprios domínios, através da contemplação da sabedoria, necessariamente entra nos domínios de outros, através da vaidade da curiosidade. O poder do conhecimento do homem pensante, sem a ajuda da graça, não é capaz de promover o conhecimento de si próprio; e mesmo esse conhecimento não terá valor a menos que o conhecimento daquilo que ele é o leve a subir até Aquele de Quem ele veio, até Aquele que está acima dele.
Guilherme de St. Thierry

Precisamos investir tempo em nossa comunhão com Deus, pois quanto mais o conhecemos, mais nós enxergamos de verdade. Quando estamos diante do “verdadeiro espelho”, as outras pessoas deixam de ser ameaça, pois Deus passa a ser nossa referência, um alvo a ser alcançado.
Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” 1 Pedro 1:14-16
Quem tem sido o seu espelho? Pessoas interesseiras, manipuláveis, acumpliciadas, ou que por medo dizem o que você quer ouvir? Ou talvez você mesmo esteja criando uma imagem irreal de si, superior e perfeito? 
Mude de espelho!
Olhe para Deus e você irá enxergar verdadeiramente quem você é, e isso é possível por meio da oração e da busca de sua presença.

“É a ignorância que os homens têm de si mesmos que faz a oração ser pobre em petições: é a fome quem ensina o homem a mendigar. Você ficaria mais freqüentemente de joelhos, se ficasse mais freqüentemente em seu coração. A oração não pareceria tão desnecessária, se você soubesse quais são as suas necessidades. Conheça a si mesmo e negligencie a oração se for capaz”.
Escritor do Século XVII


Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido”. 1 Coríntios 13:12


Pastor Isaias de Oliveira Silva

Um comentário: